segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aula na Escola Izabel dos Santos Dias


Torneio de futsal realizado com a participação de todas as turmas do ensino fundamental e Médio do turno da manhã da Escola Izabel dos Santos Dias, onde a premiação estava na participação. Portanto todos foram vencedores.

domingo, 16 de novembro de 2014

Jogos cooperativos ou competitivos?

Jogos competitivos e cooperativos geram motivação pela atividade. Além do aspecto lúdico, acredita-se que desenvolver conteúdos, conceitos e questões de atitudes, como a de cooperação e competição, pode ser um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Orientadoras (DCEs) para a Educação Básica fomentam a importância de desenvolver atividades coletivas a partir de diferentes jogos, conhecidos, adaptados ou criados, sejam eles cooperativos, competitivos ou de tabuleiro. Nestas Diretrizes, “os jogos e as brincadeiras são pensados de maneira complementar, mesmo cada um apresentando as suas especificidades” (p. 65). Como Conteúdo Estruturante, ambos compõem um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação da realidade.

Aula no SESI- Castanhal

Professor Maurício ministrando aula de natação, através dos jogos lúdicos aquáticos no SESI-Castanhal.

Jogos Cooperativos e inclusão

Jogos Cooperativos e inclusão, pode ? 
Com certeza, estão extremamente ligados. Os jogos de cooperação podem auxiliar na busca pela inclusão dos alunos com deficiência, pois trata-se de jogos que tem um caráter participativo.

Colégio Sistema

Brincadeira: Passando o Bambolê
Desenvolvimento: O professor pede para a turma ficar toda atrás de uma linha (marcada pelo professor) e deixa somente um aluno em um espaço determinado. Os alunos atrás da linha demarcada pelo professor estarão com bambolês nas mãos e irão jogá-lo no aluno que estará em um espaço determinado (um pouco longe dos demais). todos os alunos devem jogar o bambolê e buscar técnicas para arremessa-los ( o professor pode pedir técnicas para arremessar).
Objetivo: Desenvolver a criatividade.

Aula no Colégio Aspecto

Corrida do Aviãozinho 
levamos para os alunos o esporte atletismo de forma lúdica. A aula foi um sucesso e todos participaram.
Desenvolvimento: o professor coloca todos os alunos um do lado do outro, formando uma grande linha e marca a posição de cada com cones. Em seguida, pede para todos fazerem um "aviãozinho" ainda um do lado do outro, só que agora como aviãozinho. Depois, o professor pede para todos darem as mãos e formarem novamente aviãozinho, justamente para equilibrar aqueles que tem dificuldades. logo em seguida, depois de treinarem, o professor pede novamente para formar a grande linha e o "aviãozinho" e de mãos dadas, faz-se isso com a perna direita e esquerda, sendo que será cronometrada cada perna (tempo a determinar). 
Objetivo: desenvolve o equilíbrio, cooperação, interação e coordenação.
Recursos materiais: espaço aberto, cones para marcar os espaços. 
Avaliação: Partição de todos.


Aulão Pré-ENEM no colégio sistema


Levamos para os alunos do convênio e cursinho brincadeiras com músicas, jogos de advinha e no final da aula fizemos alongamentos acompanhado de músicas lentas, que fizeram os alunos relaxar e dormir. Com objetivo de descontrair, relaxar, distrair a mente, pois no outro dia teriam a prova no ENEM. 
Desenvolvimento: os professores selecionam as músicas, e ensinam alguns passos aos alunos, repetindo-os várias vezes. A partir daí dividem 4 grupos de número iguais cada, o professor pede para cada grupo criar uma dança relacionada com as músicas selecionadas e com os passos ensinados pelo professor.
Recursos materiais: aparelho de som. espaço aberto.
Objetivo: despertar a criatividade dos alunos, cooperação.
Avaliação: participação de todos.






Alguns Jogos cooperativos

NOME: CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.


NOME: QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.


NOME: TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.


NOME: COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.


NOME: GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.


NOME: COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.


NOME: O CACHORRO E O OSSO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.


NOME: O MICO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.